Rufino , Serviços

 
 
 

Serviços

 
Cardiologista
Cardiologia é a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento das doenças que acometem o coração bem como os outros componentes do sistema circulatório.
 
 

Ecocardiograma

 
O ecocardiograma utiliza ultra-sons para examinar o coração. Obtêm-se imagens em uma dimensão (ecocardiograma modo M), em duas dimensões (ecocardiograma bidimensional ou 2D) que permitem avaliar o tamanho, espessura e movimento das diversas estruturas cardíacas. O doppler utiliza igualmente ultra-sons mas avalia a direcção e velocidade do fluxo sanguíneo dentro do coração; esta informação é visualizada sob a forma de gráficos (doppler pulsado e continuo) ou a cores (doppler codificado a cores).
 
 
 

Electrocardiograma (EC6)

 
O eletrocardiograma é um exame de saúde na área de cardiologia onde é feito o registro da variação dos potenciais elétricos gerados pela atividade elétrica do coração.

O exame é habitualmente efectuado por técnicos de cardiopneumologia.

 
 
 
 
 
 

Mapa

 
 
O MAPA é o registo de 24 horas da sua pressão arterial, durante a sua actividade diária normal. Destina-se a verificar se é hipertenso ou se está bem controlado pelo tratamento. Pode também ser útil para correlacionar os seus sintomas com eventuais alterações da pressão arterial.
Prova de esforço
Este exame destina-se a submeter o coração ao stress do exercício de maneira a evidenciar sinais ou sintomas não existentes ou minimamente existentes em repouso.

Prova de Esforço - O que é?
A Prova de Esforço é um exame que consiste em efectuar um ECG no decurso de um esforço, sob a vigilância de um Cardiologista e/ou de um Cardiopneumologista.
Para que serve?
Destina-se a submeter o coração ao stress do exercico tentando evidenciar ou exacerbar sinais ou sintomas não existentes ou minimamente existentes em repouso.
 
 
 
Quem realiza o exame?
O exame é efectuado por um Técnico de Cardiopneumologia, sob supervisão de um Médico Cardiologista.
Como funciona?
O utente depois de monitorizado para vigilância do ECG, deve caminhar num tapete rolante, inicialmente em velocidade e inclinação reduzida, sendo progressivamente aumentados segundo um protocolo especifico sempre com visualização do ECG e da tensão arterial.

O exame é finalizado quando são atingidos os objectivos pretendidos ou quando aparecem alterações que determinam a sua interrupção.
Em que situações está indicado?

 
 
 
 
 
 
 
Este exame está indicado nas seguintes situações:

  • Utentes com dor no peito.
  • Diagnóstico ou prognóstico de Doença das Coronárias ( Angina de Peito, Enfarte Miocárdio, Doentes
 
 
 
Operados às Coronárias :

  • Doentes Hipertensos
  • Praticantes de desporto
  • Determinadas situações especificas por indicação de Médico Cardiologista.
 
 
 
É necessário uma preparação simples para a realização do exame:

  • O utente deve fazer uma refeição ligeira até 2 horas antes do exame
  • Trazer roupas e calçado adequados ao exercício.
  • Ter atenção a determinados medicamentos que devem ser suspensos, antes da realização da PE, sempre e só
  • por indicação do Médico Assistente.
 
 
 
 
 
 
 

O que é o Holter?

 
O Holter é um exame que permite o registo continuo do ritmo e da frequência cardíaca durante um período de 24 ou 48 horas , através de um registo electrocardiográfico.
 
 
 

Para que serve?

 
Destina-se a detectar alterações do ritmo cardíaco durante a sua actividade diária normal, e a correlacionar eventuais sintomas referenciados pelo utente ( ex: palpitações, tonturas ou perda de consciência ).
 
 
 
 
 

Quem realiza o exame?

 
O exame é realizado por um Técnico de Cardiopneumologia e analisado por um Médico Cardiologista.
 
 
 

Quem realiza o exame?

 
O exame é realizado por um Médico Cardiologista ou por um Técnico de Cardiopneumologia e analisado por um Médico Cardiologista.
 
 
 
 
 
 
 

Como Funciona?

 
São aplicados eléctrodos no tórax do utente e ligados por fios a um pequeno gravador, que será transportado à cintura numa bolsa adequada. Durante as 24 horas o utente deve fazer a sua vida normal, excepto tomar banho. Deve registar num diário, fornecido pelo técnico, qualquer sintoma que venha a apresentar, assim como registar a hora de deitar e de acordar. Após as 24 horas o equipamento deverá ser retirado e o registo analisado por Médico Cardiologista com auxilio de um programa de computador.
 
 
 

Em que situações está indicado?

 
Pacientes com sintomas associados a arritmias cardíacas Diagnóstico e prognóstico de arritmias cardíacas isoladas ou em associação com outras doenças cardiovasculares ( Doença das Coronárias, Hipertensão Arterial, AVC / AIT ... etc )
Não existe preparação específica
Recomenda-se apenas o uso de roupas largas de preferência com botões à frente o que facilitará a aplicação do equipamento assim como o seu transporte.
 
 
 
 
 

O que é o Ecocardiograma?

 
O Ecocardiograma transtorácico, também conhecido por ecografia cardíáca, é um exame ultrasónico, que duma forma simples, inócua e indolor, nos permite obter imagens das diferentes estruturas cardíacas (pericárdio, miocárdio, cavidades, válvulas, grossos vasos, etc.), de boa qualidade na grande maioria dos casos.
 
 
 

Para que serve?

 
Sendo o coração um órgão essencialmente dinâmico, o ecocardiograma permite visualizar as estruturas cardíacas em movimento, fazendo dele o exame de referência na avaliação funcional.
Para além da avaliação qualitativa, só por si muito importante, quando feita por um operador experiente, é possível fazer medições (dimensões de cavidades e vasos, espessura de paredes, amplitude de abertura valvular, etc.), que permitem quantificar parâmetros importantes, nomeadamente da função ventricular.